Destino Cinema

uma viagem pelo mundo da Sétima Arte

THE MOLE AGENT – 2020

Deixe um comentário

Título Original: EL AGENTE TOPO
Título no Brasil: The Mole Agent
Ano: 2020
Duração: 84 min
Gênero: Drama, Documentario
País de Origem: Chile, Holanda, Espanha, Alemanha, EUA
Direção: Maite Alberdi
Elenco: Sergio Chamy, Petronila Abarca, Romulo Aitken

 

 

SINOPSE E COMENTÁRIO

Um investigador particular é contratado por uma mulher para descobrir as condições de vida de sua mãe, uma senhora idosa que está internada em uma casa de repouso e que ela supõe estar sendo maltratada na instituição. Sergio (Sergio Chamy), se apresenta ao anúncio que o detetive publica no jornal, onde se procura um homem entre 80 e 90 anos, para trabalho. O investigador particular precisa de alguém que, se passando por residente, atue como um “agente espião”, para descobrir se a mãe de sua cliente está sendo maltratada na casa de repouso.

Após a seleção, Sergio, viúvo há quatro meses é finalmente contratado, para o que deve ter o acordo da família. Já na missão em que embarca, deve tentar usar os aparelhos eletrônicos que o detetive lhe fornece: smartphone, câmera de vídeo escondida, etc. Bem-humorado, Sergio embarca em sua missão e entra no asilo como residente temporário, onde seu primeiro problema será identificar seu “alvo”: a anciã que deve investigar. Nessa busca, vai conhecendo uma a uma as residentes que ali estão e interagindo com cada uma de forma diferente. Assim, com sua bondade, ele descobre a dura realidade que cada uma delas vive. Sua missão não é fácil, mas ao final dela, seu relatório final será totalmente revelador.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Neste novo documentário de Maite Alberdi, ela retoma um tema que já havia abordado em La Once: a velhice. O espectador é inicialmente conduzido fluidamente para assistir uma comédia. Os momentos cômicos nas entrevistas para o trabalho, a falta de jeito do personagem em se entender e se adaptar ao uso das novas tecnologias e das ferramentas básicas de qualquer espião, tudo é legal e cômico. Mas, uma vez que o personagem entra no mundo da casa de repouso, já começamos a entender que as coisas estão indo para um outro lado e o que se pretende mesmo é mostrar com delicadeza uma situação humana muito dura: o abandono de parentes que internam seus idosos em asilos, onde eles são praticamente esquecidos. Um filme muito bom, que deve ser colocado no seu verdadeiro contexto. Não é entretenimento, é um apelo profundo a um problema social muito real. Tudo foi filmado em um asilo com seus próprios moradores.

FILMES RELACIONADOS

 

 

RESUMINDO

Um rosto de velhice que muitos preferem não olhar.

TRAILER

Deixe um comentário